Curiosidades

Um pouco mais sobre a Banda Viva Itália e a música italiana


Quem sabe faz ao vivo

Você já reparou no playlist que aparece no centro da página inicial deste site? Basta clicar para ouvir algumas das músicas que interpretamos em nossos shows. Dica: para continuar ouvindo enquanto você muda de página no site, clique no ícone superior direito (setinhas/popup) para expandir o aplicativo.

Fizemos uma seleção de canções gravadas ao vivo para que você conheça o trabalho da Banda Viva Itália e os diversos gêneros da música italiana que apresentamos em nossos shows: desde as antigas canções românticas até os hits do momento, passando pelas animadas tarantelas e pelas canções napolitanas que marcaram época.

Gostaria de sugerir uma música nova para o nosso site? Envie um e-mail para nós clicando aqui e coloque em sua mensagem o nome da música que gostaria de ouvir. Obrigado pela sua contribuição!


Sobre o cantor

Nascido em 1966, Décio Colasanti, criador da Banda Viva Itália, transmite em suas apresentações a paixão pela música italiana.

Filho de italianos, Décio começou a cantar bem cedo. Aos 10 anos já se apresentava em pequenas festas familiares. Aos 15 formou uma banda de pop/rock. Aos 20, ao lado do parceiro músico e tenor Neno Gomes, compôs a trilha sonora do musical infantil “Clorofila e Hortelã”, adaptando canções italianas ao tema da peça, em português.

Quando completou 25 anos, Décio visitou a Itália pela primeira vez. Na companhia de seus tios, primos e de seu próprio pai – que estava no país a trabalho – Décio aprendeu mais sobre a cultura italiana e aperfeiçoou sua fluência no idioma, que já vinha estudando havia alguns anos.

Nos anos de 1993, 1998, 2002, 2011 e 2014 Décio retornou à Itália. Em cada uma de suas viagens, descobriu novos sucessos musicais e os apresentou com ineditismo ao público brasileiro.

Décio é exigente com os demais integrantes da banda: ensina a pronúncia correta das palavras, conta a história dos intérpretes, fala sobre as regiões da Itália, enfim, dá uma verdadeira aula sobre a cultura italiana.

É por tudo isso que a Banda Viva Itália é referência quando se fala de música italiana ao vivo no Brasil!


Festival de Sanremo

O Festival de Sanremo (oficialmente chamado Festival da Canção Italiana) é um dos mais importantes eventos musicais do mundo, e talvez o mais importante da Europa. É realizado sem interrupção desde 1951 na cidade italiana de Sanremo, no lendário Teatro Ariston.

Todos os anos, novos cantores e cantoras conhecem o estrelato internacional ao apresentar músicas até então inéditas – mas que imediatamente após o evento começam a figurar na lista das canções mais tocadas nas rádios de diversos países. Em 1968, o vencedor do Festival de Sanremo foi um brasileiro: nada menos que nosso rei Roberto Carlos, interpretando a linda canção de Sérgio Endrigo “Canzone Per Te”.

O repertório da Banda Viva Itália conta com várias canções apresentadas originalmente no Festival de Sanremo. Alguns exemplos: Nel Blu Dipinto di Blu – Volare (Domenico Modugno), Un Grande Amore e Niente Più (Peppino di Capri), Perdere L’Amore (Massimo Ranieri), Vattene Amore (Amedeo Minghi e Mieta), Se Stiamo Insieme (Riccardo Cocciante) e o novo sucesso Grande Amore (Il Volo), campeã no ano de 2015, entre muitas outras. Se a sua família é ligada à cultura italiana, certamente vai se emocionar com a interpretação da Banda Viva Itália para essas grandes canções.


Napoli, la cittá del mare, del sole e della musica…

Algumas pessoas afirmam que a região da Costiera Amalfitana é o lugar mais lindo do mundo. Memorável por suas praias paradisíacas e pela maravilhosa Ilha de Capri, é neste ponto da Itália, localizado na região Campania, que encontramos Nápoles (na Itália, Napoli), cidade litorânea que inspira casais apaixonados, compositores, cantores famosos e roteiristas de filmes.

Mas Nápoles não é só riqueza para os olhos. A música napolitana se mantém viva através das gerações, seja pelas tradicionais tarantellas ou pelas músicas inesquecíveis que marcaram época, como O Sole Mio, Torna a Surriento, Santa Lucia, O Marienariello, Marechiaro, Luna Rossa, Luna Caprese, entre tantas outras.

O dialeto napolitano – presente nessas canções – é um show à parte. Muito diferente do italiano tradicional, sua compreensão exige estudo, dedicação e convivência com a cultura local. E esta é outra especialidade da Banda Viva Itália: várias dezenas de canções napolitanas fazem parte do repertório da banda, que as interpreta com toda a tipicidade e pronúncia da região.

Ouça a canção Scapricciatiello gravada pela Banda Viva Itália.